Princípios ativos e dosagem correta de cada produto

Data

Os princípios ativos são de maneira objetiva, moléculas de uma determinada substância que apresenta efeitos terapêuticos e estão presentes nos medicamentos que consumimos.

Nós, como seres humanos, utilizamos medicamentos desde a Idade da Pedra, há muitos e muitos anos. Desde essa época pré-histórica, o homem passou a perceber que determinadas plantas, tinham propriedades que auxiliam sistematicamente no tratamento de dores e igualmente de feridas.

Milhares depois e principalmente com o avanço da ciência, hoje é possível identificarmos quais as moléculas dentro dessa planta que é responsável pelos efeitos benéficos que ela proporciona. E essa substância que denominados de princípio ativo ou também fármaco.

Ainda graças aos avanços da ciência, mais do que apenas identificar quais são essas moléculas, hoje já é possível sintetizá-la em laboratório, ou seja, produzir essas moléculas que são responsáveis por esses efeitos terapêuticos sobre a nossa saúde.

O princípio ativo acabou se tornando popular especialmente com a chegada dos medicamentos genéricos que levam o nome do princípio ativo para sua identificação, como, por exemplo o Pratiprazol, o Omeprazol.

Princípios ativos e dosagem correta de cada produto

Se você já teve a curiosidade de verificar uma bula ou mesmo a embalagem de um medicamento, deve ter reparado que mais do que o princípio ativo, há outros compostos junto ao medicamento. Mas se é o princípio ativo o responsável pelo efeito terapêutico, porque tomamos outra coisa junto a ele? Essa deve ser a sua pergunta nesse momento.

Alguns medicamentos colocam na embalagem o peso, já reparou? Esse peso corresponde a quantidade de princípio ativo que há ali. Em sua maioria, o peso é determinado por meio da unidade de medida de miligramas. No caso do Propranolol quarenta mg, possui quarenta gramas de seu princípio ativo.

O Propranolol é um medicamento destinado para o tratamento anti-hipertensivo para prevenção e tratamento de casos de infarto do miocárdio. Imagina agora como seria trabalhoso realizar a manipulação de apenas quarenta mig desse pozinho para fabricar o medicamento.

Além disso, todos aqueles outros componentes que aparecem na bula ou igualmente na embalagem são destinados a aumentar o tempo de vida útil do medicamento no organismo assim como para deixá-lo mais eficaz.

Dosagem correta

Agora que você já sabe o que é o princípio ativo, é preciso estar atento a dosagem correta do medicamento. Por exemplo, quando você recebe uma receita para a utilização de um determinado medicamento, deve verificar qual a sua posologia. Ou seja, quanto você deve tomar, em relação ao tempo e dose diária, mas mais do que isso, na receita está indicado o medicamento que você deve tomar e a quantidade.

Por exemplo, um paciente que reclama de determinado sintoma e recebe a prescrição de tomar Ibuprofeno 600 mg, deve se atentar quanto a dose do fármaco que comprará. Isso porque de acordo com a sua sintomatologia e do tratamento médico indicado, a quantidade do princípio ativo (Ibuprofeno) é de seiscentos miligramas.

Dessa forma se torna fundamental ter conhecimento sobre o princípio ativo e também a sua quantidade que deve ser administrada.

Mais
artigos