Melhores óleos essenciais

Data

Muitas pessoas creem que a natureza é capaz de fornecer todos os elementos básicos para ter uma boa saúde e qualidade de vida e entre esses produtos estão os óleos essenciais que podem ser utilizados para diversos fins. Veja aqui quais os melhores óleos essenciais e suas propriedades.

A utilização de óleos essenciais tem um lugar de destaque quando se fala em aromaterapia, pois leva muitos benefícios, como melhora nos níveis de ansiedade, melhora na qualidade do sono, aumento da produtividade se usada no ambiente de trabalho, entre outros muitos benefícios para a saúde física e mental.

Quem tem interesse e deseja aprender mais sobre esses produtos, é só seguir com a leitura.

O que são óleos essenciais e quais seus benefícios?

Eles têm origem vegetal e são produzidos a partir da extração de substâncias liberadas pelas plantas. Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade desses produtos em qualquer farmácia ou em lojas de produtos naturais.

Através das muitas pesquisas que envolvem a utilização dos óleos essenciais, é possível saber todas as informações necessárias: quais as funções, a forma correta de uso e onde encontrar o produto ideal.

Alguns óleos essenciais apresentam ação antisséptica, anti-inflamatória ou ainda antibacteriana, outros podem ter o efeito expectorante e diurético. Também há efeitos relacionados à saúde gastrointestinal e insônia.


Mesmo sendo um produto natural, utilizar esse óleos não deixa de ser um tratamento terapêutico e por isso, o uso não deve ser indiscriminado. É imprescindível consultar um profissional que possa auxiliar na melhor opção.

Quais os melhores óleos essenciais?

Cada óleo essencial tem uma função e benefício diferentes, por isso, abaixo estão listadas algumas boas opções:

Alecrim: ação de analgésico, antisséptico, anti-inflamatório, estimulante e tônico

Eucalipto: ação de analgésico e antisséptico

Sálvia-esclareia: ação relaxante, adstringente, antisséptico, aromático, auxilia no fortalecimento dos cabelos e também na regeneração das células.

Bergamota: pode ser calmante, antibacteriano, anti-inflamatório, analgésico, combate intoxicação alimentar e melhora nos níveis do colesterol.

Ylang ylang: também tem função antifúngica, antibacteriano, anti-inflamatório, melhora o humor além de aliviar os sintomas de ansiedade e a depressão.

Capim-limão: antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório, ajuda na prevenção de úlceras estomacais e melhora de ânsia e náuseas.

Cravo-da-índia: antioxidante, pode proteger do câncer, agir na prevenção da diabetes e no aparecimento de tumores.

Como utilizar e aplicar os óleos essenciais?

Por conta das diferentes composições de cada óleo essencial, alguns benefícios podem ser atingidos através de aplicações diferentes, como: aromatização de ambiente, compressa ou massagem em alguma região do corpo, inalação, limpeza, diretamente nos cabelos, utilização durante o banho, aplicação direta na pele ou ainda pela ingestão.

           
O uso de difusores, no caso da aromatização de ambiente, ainda é muito comum. No entanto, a prática tem levantado questionamentos pois os difusores mais populares têm efeitos desagradáveis, como irritação nos olhos, garganta e nariz, ao invés de purificar e refrescar o ar apenas.

Uma dica para quem deseja aproveitar dos benefícios dos óleos essenciais é investir nas velas que se utilizam deles em sua composição. Assim é possível usufruir de seus benefícios sem os efeitos negativos causados pelo difusor convencional, por exemplo.

Mais
artigos