Melatonina: o que é e quais os benefícios?

Data

A melatonina, também conhecida como hormônio do sono, é uma parte central do ciclo sono-vigília do corpo. Seu desempenho aumenta durante a escuridão das horas noturnas, isso favorece um sono saudável e ajuda a melhorar nosso ritmo circadiano.

Este hormônio natural produzido pela glândula pineal é liberado pelos vasos sanguíneos. Durante as horas escuras, a melatonina começa a ser produzida, enquanto durante as horas de luz essa produção para.

Nosso corpo gera produção de melatonina naturalmente. No entanto, muitas pessoas recorrem a fontes externas em forma líquida ou cápsulas para ajudar a adormecer.

Benefícios da melatonina

Além de regular nosso “relógio biológico”, a melatonina tem outros benefícios:

1. Regula o sono

A principal função da melatonina no corpo é regular as horas de sono e manter uma qualidade ideal de sono que nos permita trabalhar corretamente o resto do dia.

Além disso, ao agir diretamente em nosso descanso, a produção de melatonina também contribui para melhorar o bom funcionamento do corpo em geral.

Com o passar dos anos, a produção de melatonina diminui consideravelmente, fazendo com que os problemas de sono ocorram mais comumente a partir de certas idades.

Nesse sentido, o consumo de medicamentos à base de melatonina torna-se praticamente essencial para melhorar o descanso durante as noites.

2. É um antioxidante poderoso

Além de seu efeito em nossos ciclos de sono, a melatonina também tem enormes benefícios antioxidantes em nosso corpo. Este hormônio supera o efeito antioxidante de muitas vitaminas, como vitamina E ou vitamina C, regulando efetivamente os níveis de oxidação do corpo.

Por outro lado, a melatonina também combate a proliferação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular, cuidando da saúde celular e prevenindo as chances de sofrer alguma condição.

3. Fortalece o sistema imunológico

A melatonina é um dos melhores aliados do nosso sistema imunológico. As defesas do nosso corpo se beneficiam muito da produção desse hormônio, o que lhes dá energia para combater de forma otimizada qualquer ataque de um microrganismo prejudicial.

Além disso, a melatonina também estimula a produção de anticorpos, ajudando-nos a combater de forma mais eficaz as principais infecções causadas por vírus ou bactérias, como resfriados, asma, congestão ou infecções na garganta.

4. Contribui para a saúde do coração

Uma das partes mais importantes do nosso corpo é o coração, um órgão absolutamente vital para o bem-estar do corpo humano.

Nesse sentido, o consumo e a produção natural de melatonina melhoram o funcionamento do coração e nivela a circulação correta do sangue oxigenando-o, reduzindo consideravelmente o risco de sofrer um ataque cardíaco.

Por outro lado, também ajuda a controlar a produção de glicose e colesterol de alta e baixa densidade, permitindo-nos desfrutar de uma vida mais longa e saudável, contribuindo para o bem-estar do nosso corpo.

Mais
artigos