Esquecer onde estão as chaves ou mesmo onde estacionou o carro podem acontecer com qualquer um. Mesmo sendo uma manifestação mais comum em idosos, os famosos apagões, ou brancos como são chamados podem acometer qualquer um e em qualquer momento. Dessa forma se torna fundamental investir em exercícios e dicas de como melhorar a memória.
Para entender como melhorar a memória, o primeiro passo é entender como ela funciona. A memória consiste na capacidade que o nosso cérebro tem de reter informações e igualmente de buscar por essas informações quando precisamos.
O cérebro humano tem algo em torno de oitenta e seis bilhões de neurônios ou células nervosas. Essas células nervosas ou neurônios podem se comunicar entre si a partir das chamadas sinapses. São as sinapses as responsáveis por permitir que acessemos nossas memórias, também entendidas aqui como lembranças.
Por diversos motivos essas sinapses podem parar de ocorrer, desaparecendo, o que leva o indivíduo a apresentar perda de memória e igualmente de informações importantes anteriormente retidas. Durante o sono o cérebro pode eliminar essas sinapses que não estão sendo utilizadas bem como reduzir a sua ocorrência.
Pancadas no hipocampo também pode prejudicar sistematicamente as sinapses. É na região do hipocampo que há efetivamente a consolidação das memórias.
Agora que você entendeu como as memórias funcionam e como as acessamos, veja algumas dicas de como melhorar a memória.
Como melhorar a memória? Dicas e exercícios
Se você quer garantir que as sinapses que seus neurônios realizam continuam em alta, evitando assim situações de apagão é possível fazer isso com atividades simples e exercícios fáceis.
Faça atividades estimulantes: compre uma revista de caça-palavras ou palavras cruzadas, jogue Sukoku no celular ou monte um quebra-cabeça. Essas atividades são estimulantes e ajudam o cérebro a relembrar imagens, estabelecer cálculos mentais, ou seja, se exercitar. O melhor é que são atividades simples que podem ser incorporadas ao seu dia a dia facilmente.
Vá ao supermercado sem lista: pode parecer bobagem, mas olhar a sua dispensa e tentar memorizar o que precisa ser comprado ajuda o seu cérebro a se concentrar e igualmente a mentalizar aquilo que precisa. Com o tempo é esperado que o seu cérebro se torne mais atento e também melhore sua capacidade de memorização. Vale mencionar que talvez você não consiga comprar tudo, mas não desista.
Faça cálculos mentais: ao desistir de utilizar a calculadora para fazer contas simples do dia a dia você força o seu cérebro a realizar conexões entre os neurônios. Isso garante a realização das sinapses e facilita a comunicação entre os neurônios. Igualmente favorece o raciocínio. Como a revista de palavras cruzadas pode ser facilmente incorporado ao dia a dia.
Mantenha se concentrado: quando o assunto é memória, a concentração acaba sendo igualmente importante. Afinal, como se lembrar de algo que você nem mesmo chegou a prestar atenção? Por isso mantenha-se atento quanto a objetos, pessoas e o mundo a sua volta. Ter mais concentração vai te ajudar a cada vez mais ter mais controle sobre suas memórias.