Melatonina, o que é? Qual a dosagem correta?

Data

A melatonina, também chamado de hormônio de sono, é uma das principais substâncias que integram o sistema sono-vigília do organismo, tendo uma ação mais efetiva durante o sono. Possuir bons índices de melatonina faz com que o sono tenha uma qualidade maior além de melhorar o ciclo de funcionamento do corpo ao longo do dia.

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal no organismo. Ele é distribuído no corpo por intermédio dos vasos sanguíneos e a produção tem início durante as horas escuras do dia. Durante o dia, que seriam as horas mais claras, o corpo não apresenta produção.

O corpo humano tem capacidade de produzir melatonina de forma natural, porém, muitas pessoas preferem buscar formas de suplementação através de cápsulas ou ainda soluções líquidas para melhorar o sono.

As cápsulas de melatonina da VitalPlus, por exemplo, possuem a dosagem correta para aqueles que buscam induzir o sono através da suplementação, sendo a solução perfeita para uso.

Quais os benefícios da melatonina?

Além do benefício de regular o ciclo biológico do sono, a melatonina também possui outras vantagens:

Melhora na qualidade do sono: essa é a principal função do hormônio no organismo, já que ele atua diretamente em relação de regulação do sono.

Ao longo dos anos, o corpo naturalmente tem uma produção menor de melatonina, o que influencia diretamente no aumento de problemas e dificuldades para dormir após uma certa idade.

Assim, o consumo desse tipo de medicamento passa a ser quase que fundamental para um sono de qualidade.

Ação antioxidante: fora os efeitos sobre o sono, a melatonina também tem efeito antioxidante, superando inclusive a ação de vitaminas como E ou C. Isso faz com que os níveis de oxidação do organismo se mantenham regulados.

Ela também atua na ação contra o aumento de radicais livres, o que previne o envelhecimento celular além de cuidar da saúde das células.

Fortalecimento da imunidade: a melatonina também é considerada uma das melhores aliadas do sistema imunológico do corpo humano. As células de defesas são muito beneficiadas com os índices e produção desse hormônio natural.

A melatonina também atua na produção dos anticorpos, o que melhora a resposta imunológicas a vírus e bactérias, além de resfriados ou ainda congestão nasal.

Outros benefícios importantes

Melhora na saúde cardíaca: o coração é um órgão vital e de extrema importância para o bom funcionamento do corpo e por isso é importante cuidar bem dele.

Assim, melhorar o consumo e a produção afetam diretamente o funcionamento cardíaco, fazendo com que a circulação sanguínea melhore, o que diminui drasticamente as chances de sofrer um infarto.

Além da melhora na função cardíaca, a melatonina também auxilia no controle e produção do colesterol de baixa e alta densidade e também na produção de glicose. Tudo isso influencia diretamente na qualidade de vida e também na longevidade do organismo.

Melhora no funcionamento cerebral: a melatonina também tem boas respostas em relação à prevenção de doenças como Alzheimer, epilepsia e também em episódios de isquemia cerebral. Além disso, também tem boa atuação na melhora de sintomas de estresse e depressão.

Mais
artigos