Essa é a leitura indicada para quem deseja saber mais sobre a spirulina e todas as demais informações sobre como tomar, qual a dosagem assim como os benefícios de consumo.
O que é spirulina?
A spirulina é mais conhecida como microalga, porém é uma cianobactéria que possui uma cor verde-azulada e vem sendo utilizada nos hábitos alimentares há muitos anos por conter índices elevados de nutrientes e apresentar muitos benefícios à saúde.
O cultivo dessa microalga pode ser feito com um custo baixo e tem bons resultados em água doce e em água salgada. Outra vantagem no cultivo é que ele não apresenta odor desagradável ou aparência que pode alterar o sabor para consumo.
Também é muito comum que as pessoas façam uso através de suplementos de spirulina em cápsula, em pó ou em comprimido, o que torna a utilização muito mais fácil e prática.
Quais as informações nutricionais?
A spirulina é rica em nutrientes e também em proteínas, aminoácidos essenciais como leucina, lisina, valina, triptofano, isoleucina, entre outros, lipídios, minerais como ferro, zinco, zódio, cálcio, ômega-3 e ômega-6, vitaminas do complexo B, K e E. Também é rica em antioxidantes como ácido gálico e ficocianina.
Apesar da spirulina conter uma alta dosagem de vitamina B12, a maior porcentagem é encontrada como pseudo B12 e por isso o trato intestinal não consegue realizar a absorção.
Os principais benefícios
Como possui uma vasta lista de benefícios através de evidências científicas, a spirulina não entra no hall de alimentos funcionais e sim como alimentos nutracêuticos, já que está ligado à prevenção e tratamento de doenças, como por exemplo:
Auxílio no tratamento de anemia: por ser rica em ferro, ela pode ajudar no caso de pessoas que apresentem carência desse mineral.
Função oxidante e anti-inflamatória: o mais encontrado na spirulina é a ficocianina, que tem relação direta com o combate aos radicais livres.
Atuação no colesterol ruim e triglicerídeos: alguns estudos indicam que a spirulina auxilia na redução do colesterol total, do colesterol LDL, o chamado colesterol ruim e dos triglicerídeos. Além disso, ainda aumenta os níveis do colesterol bom.
Aumento da força e resistência da musculatura: por apresentar propriedades antioxidantes, alguns estudos indicam que consumir spirulina pode melhorar o desempenho em caso de exercícios que exigem uma maior resistência muscular. Além disso, esses estudos mostram que também melhora a qualidade do treino, pois retarda a sensação de fadiga.
Como deve ser consumida?
Pode ser consumida em forma de cápsula ou em pó. A utilização é bastante versátil e pode ser misturada com água, iogurtes, sucos ou ainda nas frutas.
O recomendado e seguro é consumir no máximo dez gramas por dia.
Contraindicações e efeitos colaterais
Os efeitos colaterais são considerados raros. No entanto, pode acontecer de apresentar náusea, dor de cabeça e vômito.
Procure sempre produtos de qualidade, pois o cultivo incorreto da microalga pode desenvolver metais pesados que são maléficos à saúde.
Importante destacar que somente profissionais habilitados, como médicos ou nutricionistas, podem indicar a forma de uso e dosagem para cada pessoa de maneira individualizada.