Aprenda a montar um cardápio fit para a semana inteira

Data

A reeducação alimentar é um processo que pode mudar vidas, pois, diferente de qualquer dieta, é um método que perdura para sempre. É preciso aprender os alimentos que podem ser consumidos com maior frequência e os com menos, assim tudo pode entrar para o cardápio, mas com moderação. 

Um modo de manter a prática nos dias mais corridos e fora de casa, é fazer o cardápio e deixar marmitas prontas, assim basta tirar da geladeira e consumir quando a fome bater, é uma ótima substituição para os “beliscos” industrializados. Veja algumas dicas e monte o seu:

Siga a pirâmide

Usada por nutricionista, a pirâmide indica as maiores necessidades do corpo e a frequência de consumo. Com ela é mais fácil saber o que é necessário para o dia. Confira um resumo dela:

Grupo 1 (6 porções por dia) – Alimentos que são responsáveis por dar energia para o corpo, também conhecidos como carboidratos. Os mais comuns são: arroz, macarrão, pães, farinhas e tubérculos (mandioca, batata, entre outros);

Grupo 2 (3 porções diárias) – As frutas e verduras são indispensáveis e essenciais para repor as vitaminas do organismo;

Grupo 3 (3 porções pequenas por dia) – Fontes de proteínas e cálcio, estão o leite, feijão, queijos, carnes, iogurte e oleaginosas;

Grupo 4 (1 porção) – Gorduras, óleos e açúcares, que ajudam nas funções corporais e também nas psicológicas.

Com base na importância dos alimentos, é mais fácil organizar um cardápio rico em energia, vitaminas e sempre com uma alimentação com fibras.

Quantidade e alimentos essenciais

A quantidade é variada de acordo com as recomendações da pirâmide. Todo prato deve conter 1 porção de carne, 1 de legumes, 1 de vegetais, 1 de grãos e 1 de carboidratos. A variação depende da necessidade de cada pessoa, mas só deve ser feita com a indicação de um nutricionista. 

Opte sempre por carnes magras, como peixe e frango, a carne vermelha pode ser o patinho, lagarto ou outras partes menos gordurosas. Os legumes são mais nutritivos quando cozidos no vapor.

Um diferencial que ajuda a melhorar o desempenho intestinal e manter a saciedade por um maior tempo são os grãos integrais, sempre que possível eles devem substituir a farinha branca, assim o arroz branco é trocado pelo integral. Veja um exemplo de cardápio para semana toda:

-Feijão, lentilha e grão de bico;

-Arroz branco e arroz integral;

-Filé de frango grelhado, peixe empanado e cubos de carne com molho;

-Cenoura e vagem no vapor;

-Alface, tomate, repolho e acelga.

Esses são itens que podem ser feitos em um dia e utilizados para montar as marmitas de toda a semana, com base neste cardápio fit é mais fácil realizar a compra e preparar as combinações diárias, de acordo com a preferência de quem vai consumir.
A qualidade dos alimentos é essencial para uma alimentação equilibrada e além deles é preciso suprir todas as deficiências do organismo com os suplementos, oferecidos pela Vital Natus, assim fica ainda mais fácil ficar em forma e saudável.

Mais
artigos