Vamos bater um papo sobre o assunto? Apesar das diferenças, alimentação saudável e exercícios físicos são fundamentais para reverter essa situação.
Para que o nosso corpo consiga desempenhar atividades e funções de maneira normal, sem alterações é preciso que parâmetros básicos se correlacionem de maneira a manter o corpo em equilíbrio, como por exemplo, quantidade de água presente no organismo, assim como a quantidade de gordura e massa magra.
Quando esses parâmetros estão dentro do esperado, é considerado que isso é positivo para a saúde, mas quando esses parâmetros são violados, por assim dizer, isso acaba trazendo aspectos negativos para todo o organismo e também para o indivíduo.
Tanto a obesidade quanto o sobrepeso se referem especialmente ao acumulo de gordura além do parâmetro indicado para a boa manutenção da saúde.
O que difere a obesidade do sobrepeso sem sombra de dúvidas diz respeito a quantidade com que esse excesso está presente no organismo e igualmente os riscos. No caso do sobrepeso, ele denota uma concentração menor de gordura do que a obesidade, que por sua vez traz mais riscos maiores a saúde e consequentemente denota um acumulo maior de gordura.
A identificação de um ou de outro pode ser feito de maneira idêntica, a partir do cálculo do IMC. Para se determinar o sobrepeso, o paciente está com IMC entre 25 e 29,99. A obesidade é demarcada a partir do IMC trinta.
Quais os riscos do sobrepeso ou obesidade para a saúde?
Alguns problemas atrelados a obesidade e sobrepeso são bem conhecidos, dentre eles doenças cardiovasculares, hipertensão, problemas nas articulações até mesmo depressão.
O excesso de gordura pode provocar inúmeras alterações metabólicas, comportamentais e até hormonais. O sobrepeso já é um indicador de que há excesso de gordura e mesmo sendo em um nível menor do que a obesidade pode acarretar riscos.
Vale observar também que além da quantidade de gordura concentrada, o local no qual se concentra também indica maiores riscos uma vez que a gordura sobretudo na região do abdômen, considerada de gordura central é mais prejudicial do que a gordura em outras áreas, por exemplo.
Como reverter a situação?
Antes de impor dicas e conselhos simplistas, é preciso ter em mente as múltiplas causas que levam o indivíduo ao sobrepeso e posteriormente a obesidade. A obesidade aliás, é considerada um desafio na saúde pública, sendo um problema complexo.
Para começar é preciso considerar que existem múltiplos fatores que levam o indivíduo ao sobrepeso e a obesidade, e muitos desses fatores extrapolam o próprio indivíduo e o seu controle.
Outro ponto extremamente importante que afeta diretamente a relação peso diz respeito com os sistemas alimentares nos quais o indivíduo está inserido. Esses sistemas são fundamentais para se entender porque são feitas determinadas escolhas alimentares e não outras, ou porque o indivíduo opta por alimentos pouco saudáveis em detrimento de opções mais saudáveis.
Como mencionado acima, a questão do sobrepeso e igualmente da obesidade permeia muitos aspectos que não são passíveis de compreensão a partir de uma abordagem simplista tendo como base o sistema biológico.