Como a alimentação correta pode auxiliar no tratamento contra a depressão

Data

Um transtorno mental que tem sido comum atualmente, é a depressão. São milhões de pessoas que sofrem do mal, sendo que algumas nem imaginam que a falta de vontade em relação a qualquer atividade cotidiana está atrelada à doença. Não existe um exame que comprove o mal, como ocorre com outras anormalidades da psique, sendo os médicos os responsáveis por apontar o problema. Junto ao acompanhamento médico, uma alimentação saudável pode ajudar a amenizar os sintomas, entenda melhor:

Como ocorre e os efeitos da depressão

A depressão só passou a ser notada pela sociedade após o alerta dos especialistas, diante o numero crescente de efeitos negativos, como o brutal suicídio. A partir daí, as explicações e o acesso à informação permite que os primeiros sintomas sejam notados com facilidade, para pedir a ajuda profissional.

O mal ainda é novo e passa por estudos constantes, que mostram que ocorre um desequilíbrio químico dentro do corpo que gera os sintomas, principalmente de tristeza profunda e duradoura. Por vezes um gatilho é o responsável por iniciar a doença, como a perda de um ente querido, trabalho ou término de relacionamentos, mas em algumas pessoas ela simplesmente aparece. A tristeza é o primeiro sinal, mas junto dela surge:

– Falta de interesse em qualquer atividade;

– Falta de apetite sexual;

– Perda de memória e concentração;

– Apatia;

– Descontrole da autoestima;

– Irritação;

– Ansiedade;

– Para alguns o aumento da fome e para outros a redução do apetite;

– Problemas relacionados ao sono, como aumento ou redução;

– Pensamentos continuo sobre a morte e suicídio.

O tratamento da depressão requer ajuda de psicólogos e, em alguns casos, psiquiatras. Os remédios só devem ser tomados com prescrição. A alimentação é um fator importante para quem busca pela redução dos sintomas.

A alimentação que ajuda no tratamento da depressão

A comida está ligada no combate da depressão por dois fatores: para ajudar no equilíbrio do corpo e criar o hábito de cozinhar devolvendo um prazer para a vida. O melhor para deixar as necessidades do organismo alinhadas é obter as vitaminas e minerais de maneira natural, como o consumo de frutas, carnes e verduras. 

As castanhas, leite, peixe, azeite, abacate, dentre outros, fazem parte do grupo que dispõe de gorduras boas, elas ajudam o corpo, apesar de serem ricas em calorias. Os alimentos processados devem ser evitados, como os frios, salgadinhos, refrigerantes e outros itens que são de baixo valor nutricional.

A vontade de comer em excesso é um dos males comuns da doença, como é difícil de ser controlada, é preciso fazer a troca entre os alimentos, como os doces que podem ser substituídos por chocolate 70% cacau ou alguma fruta. 

Qualquer alimento é bem-vindo, mas é melhor optar pelos que oferecem maior fonte de vitaminas, inclusive entre os encontrados prontos. Os suplementos são ótimas opções para amenizar os sintomas da depressão, encontre alguns deles no site da Vital Natus. São suplementos de qualidade elevada e fabricados com um rígido padrão, para mudar a sua vida.

Mais
artigos