As mulheres têm o funcionamento do corpo totalmente diferente, além da menstruação, passam pelo período da TPM. Leva o nome de Tensão Pré-Menstrual os sintomas que surgem durante o tempo de ovular e menstruar. Apesar de ocorrer todos os meses, ela chega muito forte para algumas pessoas, mas pode ser reduzida como uma combinação alimentar. Entenda melhor sobre a TPM e a dieta recomendada:
Sintomas da TPM
A alteração hormonal é muito poderosa e provoca uma série de mudanças no corpo, para que após o período da menstruação o útero esteja pronto para executar suas funções naturais de reprodução. Antes dos dias de sangramento, existe o tempo de ovulação, onde os nervos ficam à flor da pele e existe uma chance maior de ocorrer a gravidez.
Durante essas duas mudanças as sensações ficam fortes, o corpo recebe sinais e todo o equilíbrio do organismo é afetado. Por isso, é comum que ocorra:
– Tristeza;
– Choro sem motivo;
– Irritação;
– Nervosismo;
– Ansiedade;
– Excesso de fome;
– Falta de fome;
– Sono agudo;
– Falta de concentração;
– Mal estar corporal;
– Dor de cabeça;
– Espinhas;
– Ganho de peso;
– Inchaço;
– Dores nos ossos;
– Dores e inchaço na mama.
Esses sintomas desaparecem no início ou após a menstruação, onde o corpo volta a ficar regulado normalmente, mas são sentidos por 80% das mulheres brasileiras, de acordo com o estudo realizado pela Unicamp. Como eles costumam ser atenuados, algum analgésico, bolsa de água quente e outros paliativos resolvem, juntamente com a alimentação saudável na TPM.
Mude a dieta e os sintomas
Todos sabem sobre os benefícios de equilibrar os alimentos consumidos, deixando o prato colorido e evitando as doenças. No entanto, a TPM requer alguns “truques”, que deixam os dias sintomáticos mais leves e suportáveis. Diante da alteração hormonal é comum o corpo pedir a ingestão de mais calorias, levando em conta que os fatores emocionais também contam, então é essencial que esse consumo seja mais consciente para não aumentar o peso e provocar outros males.
Para ajudar na movimentação intestinal e se beneficiar das vitaminas, os legumes e frutas avermelhados são os melhores, de acordo com os médicos do Hospital do Coração de São Paulo, tais como morango, melancia, mexerica e cenoura. A banana também é uma forte aliada para ajudar a combater a vontade de doce, junto com o chocolate com 70% de cacau. Já a carne vermelha pode ser substituída pelo peixe, oleaginosas, leite e seus derivados.
Obviamente a água é indispensável, e deve ser ainda mais ingerida para diminuir a TPM. Quando surge o estresse, os exercícios físicos são ótimos remédios, que liberam os hormônios para combater a sensação.
Bebidas alcoólicas, gorduras, doces e outros excessos devem ficar de fora da alimentação, para que os sintomas sejam reduzidos naturalmente e sem agravar outras situações no corpo.
Os fármacos naturais também auxiliam na reposição das vitaminas e minerais, eles são encontrados na Vital Natus, uma loja especializada em suplementação, vitaminas e minerais. Venha conferir todas as nossas opções!