A escassez nutricional em termos de vitaminas, oligoelementos e minerais pode causar queda de cabelo.
Esses elementos podem ser minerais como enxofre, cobre, ferro, magnésio, silício, iodo e zinco que, juntamente com vitaminas capilares, como A, B6 e B12, proteínas, biotina e ácido fólico, são os nutrientes mais comuns.
Portanto, sua administração é necessária para obter cabelos muito fortes com uma aparência excelente, além de obter um couro cabeludo saudável. Sem esquecer a contribuição da hidratação adequada, não apenas para o cabelo, mas para o resto do corpo.
Importância das vitaminas para cabelos saudáveis
Deve-se levar em conta que, seguindo uma dieta desequilibrada na qual diferentes nutrientes não são obtidos, o cabelo sofrer com as consequências.
Como resultado, o uso de vitaminas capilares deve ser usado para que o cabelo obtenha os nutrientes necessários e resulte em uma recuperação de sua saúde.
Deve-se lembrar que a beleza do cabelo começa por dentro, portanto, para mantê-lo forte, uma dieta equilibrada e saudável é essencial.
5 vitaminas e nutrientes essenciais para queda de cabelo
Vitamina B1 (tiamina)
A tiamina consegue transformar carboidratos em energia, resultando na erradicação da perda de cabelo e favorecimento do crescimento do cabelo.
Essas vitaminas que ajudam o cabelo a crescer são encontradas nos seguintes alimentos: peixe, pistache, espargos, sementes, espinafre e ervilhas.
Vitamina B2 (Riboflavina)
A riboflavina oferece uma intervenção no processo em que a regeneração celular acontece, na estimulação da pele e no crescimento de cabelos e unhas.
A falta de vitalidade e brilho no cabelo, a descamação das unhas ou a falta de luminosidade na pele se deve à falta dessa vitamina. Essa pode ser encontrada em alimentos ricos em proteínas.
Tais alimentos são os seguintes: ovos, carne ou peixe e também em cenouras, nozes e laticínios.
Vitamina B3 (Niacina)
É uma vitamina fungicida, ideal para a luta contra a dermatite capilar, proporcionando um efeito antidepressivo, alcançando também a redução do colesterol e a erradicação de toxinas no corpo.
Também está envolvida no desenvolvimento de colágeno, e é por isso que é muito necessária para o correto funcionamento das diferentes células encontradas na pele e na área do cabelo.
A niacina está presente em ovos, laticínios, aipo e beterraba.
Vitamina B5 (ácido pantotênico)
É um componente ativo muito comum encontrado em loções capilares. Isso porque consegue retardar o processo que leva ao aparecimento de cabelos grisalhos, à erradicação da seborreia e da caspa.
Além disso, consegue promover a velocidade de crescimento do cabelo reduzindo a queda de cabelo.
De fato, essa é a vitamina perfeita para fazer o cabelo crescer rapidamente e pode ser encontrada no fígado, levedura, gema de ovo e brócolis.
Vitamina B7 (Biotina)
É também conhecida como vitamina H, sendo uma das mais importantes se você quiser alcançar uma ótima saúde no cabelo e couro cabeludo.
Oferece um crescimento ideal ao cabelo, deixando de lado o aspecto de fraqueza e estado quebradiço, conseguindo obter uma parada na queda dele.
A vitamina B7 é encontrada no fermento de cerveja, arroz integral, bananas, morangos e tomates.