Querida pelos atletas e também os praticantes de exercícios físicos, intensos e moderados, a proteína se tornou fundamental em toda dieta. Além do consumo feito por meio da alimentação, a proteína também tem sido muito consumida a partir de suplementos e produtos a base de proteína.
Quando consumida de forma natural está presente em diferentes alimentos tais como soja, ervilha, amendoim, etc. Mas devido a grande demanda desse nutriente estes produtos a base de proteínas acabaram se popularizando sistematicamente. Mas como escolher quais produtos a base de proteína consumir? O que considerar?
Os suplementos e os alimentos a base de proteína se tornaram bem populares, virando uma verdadeira febre até por quem não tem uma rotina de exercícios tão intensa, ou não prática musculação, por exemplo. Seguindo a alta de consumo o mercado também se diversificou bastante, aumentando a oferta desses produtos no mercado.
Entre vegetarianos e veganos e intolerantes a lactose ou mesmo a ovo, a soja consiste em uma das principais fontes de proteína, mas não é a única, pelo contrário aliás.
Como escolher produtos a base de proteínas
Para escolher produtos a base de proteína é preciso ter em mente os objetivos que esse suplemento ou produto terá, algo que é totalmente pessoal, como por exemplo de fato o objetivo do seu consumo assim como a fase de treinamento e o que a pessoa está ingerindo de proteína de maneira natural, através da alimentação.
Não existe um produto ideal para cada objetivo ou para cada fase, assim como não existe um único suplemento. Para a escolha do produto a base de proteína deve-se considerar tanto a alimentação do indivíduo e consequentemente suas fontes de proteína naturais, seu estilo de vida, quais os seus objetivos para o consumo do produto, a fase do treinamento, etc.
Essas são algumas informações fundamentais para determinar quais produtos a base de proteína consumir assim como também a sua quantidade.
Por exemplo, uma pessoa que está buscando um produto a base de proteína para turbinar a sua ingestão, sendo ele uma opção de lanche da tarde por exemplo, para promover mais saciedade, deve ser diferente do que uma pessoa que tem como objetivo consumir o produto no pós treino.
O objetivo, a fase de treinamento, o estilo de vida e também a alimentação do indivíduo interferem sistematicamente na escolha que ele ela sobre os produtos que consumirá.
Vale mencionar igualmente que a proteína não é um composto de efeito imediato, independentemente de quais sejam os objetivos buscados, o que faz com que seja necessário algum tempo de uso para que seus resultados sejam aparentes ou perceptíveis.
Como consumir também é importante
Os produtos a base de proteína podem ser consumidos com água diretamente, somente em alguns casos, em que a depender dos objetivos do indivíduo podem ser acrescidos fontes de carboidratos como frutas e maltodextrina. Mas em sua grande maioria podem e dever ser consumidos com água e sem carboidratos adicionais.
O consumo de leite junto a preparos a base de proteína, torna a metabolização mais lenta o que acaba prejudicando o aproveitamento do produto em sua totalidade.