Entenda como o stress contribui para baixa imunidade

Data

A frase “o corpo fala” é bastante correta, afinal ele manda sinais toda vez que algo sai do controle. Um deles é o estresse, que provoca males ao organismo. Ele está cada dia mais comum, graças ao estilo de vida moderno, repleto de multitarefas e formas de comunicação. Veja como reduzir o estresse e como ele afeta a imunidade:

O estresse é gerado por uma série de fatores, deixando o corpo em uma situação ameaçadora, isso gera o mal. Seja referente ao trabalho, relações, escola, situação política, dentre outros. Esse é um alerta da pressão causada pelas tarefas do dia a dia, caso não sejam tomadas providências, outros males surgem. Dentre os sintomas mais comuns do estresse estão:

– Nervosismo;

– Dores de cabeça:

– Formigamento nas extremidades;

– Descontrole emocional, com choro excessivo;

– Sensibilidade aguçada;

– Tontura;

– Pressão alta;

– Gastrite;

– Espinhas;

– Baixa imunidade;

– Redução do apetite sexual.

Essas são apenas algumas sensações causadas pelo estresse, quando não estão ligadas a outros fatores, como obesidade, depressão e outras doenças. Parte dos sintomas ocorrem pela baixa imunidade, que deixa o corpo desprotegido e com livre acesso das doenças.

Como diminuir o stress

O modo como o estresse afeta a imunidade ainda é uma novidade e está em estudo, mas ao que tudo indica é que todo o organismo é afetado negativamente, abrindo a porta para a entrada de doenças de todos os tipos. Por todos esses motivos, é preciso manter uma vida regrada para reduzir drasticamente as chances de passar por estresse constante. 

A alimentação é um fator fundamental, que quanto melhor mais as chances do corpo agir positivamente. Esse é o momento de retirar as comidas industrializadas, como embutidos, macarrão instantâneo e processados, trocando por opções mais naturais de carnes, legumes e verduras. As frutas também são essenciais para conseguir todas as vitaminas e minerais, eliminando a baixa imunidade. As gorduras boas são excelentes para o corpo, como o abacate, azeite, peixes, dentre outros.

Também é preciso reduzir os vícios maléficos, principalmente as bebidas alcoólicas e o cigarro, que são prejudiciais e levam a outras doenças graves, como o câncer no fígado e no pulmão. Alguns imprevistos ocorrem e fogem do controle, isso é impossível prever, mas o alívio da tensão é uma forma de não ser atingido de forma severa pelo stress.

Um modo simples e efetivo é realizar os exercícios físicos, seja uma simples caminhada ou algo que dê prazer, como uma partida de futebol semanal. É essencial deixar um tempo para a diversão, assistir TV, sair com a família e viajar são prazeres que ajudam quem possui uma vida estressante.

Uma terapia para estresse pode ser a salvação, basta procurar ajuda psicológica para o controle emocional. Ela também pode ser aliada da suplementação, feita com elementos essenciais para o corpo ou específico para uma determinada finalidade.

Os melhores suplementos vitamínicos você encontra da Vital Natus, são remédios para diversos males e para evitar o surgimento de doenças. Conheça a qualidade dos produtos oferecidos e compre sem sair de casa.

Mais
artigos